Devo participar de um acelerador de negócios?


E a Ethos Escritório Virtual e Coworking dá um “North” pra você sobre essa questão. 

 

Estamos em Petrolina-PE desde o ano de 2008. 

 

Disponibilizamos uma completa infraestrutura para empresas startup e profissionais solo. 

 

Salas totalmente equipadas e mobiliadas para escritório executivo ou compartilhado (coworking). 

 

Além de atendimento telefônico personalizado, sala de reunião, auditório, endereço comercial, domicílio fiscal, recepção e a possibilidade de ampliar seu Networking (rede de contatos). 

 

Mantenha contato conosco e conheça melhor os nossos planos. 

 

Reduza em até 80% os seus custos com escritório. 

 

Bem, sobre aceleradores de negócios, essas organizações oferecem financiamento e serviços para empreendedores que estão formando ou estão operando empresas iniciantes. 

 

Embora o número de aceleradores de negócios esteja crescendo rapidamente em todo o mundo, muitos empreendedores experientes não entendem como eles funcionam e o que podem fazer. 

 

HISTÓRIA 

 

Duas organizações são responsáveis pelo lançamento da indústria de aceleradores de negócios: a Y-Combinator, originalmente localizada em Cambridge, Massachusetts, e a Techstars, de Boulder, Colorado. 

 

A Y-Combinator foi fundada em 2005 e a Techstars lançou seu primeiro programa em 2007. 

 

A Y-Combinator agora opera a partir de um único local no Vale do Silício, na Califórnia, enquanto a Techstars opera um grupo de programas da marca Techstars nos Estados Unidos. 

 

Além disso, a organização Techstars gerou a Global Accelerator Network, que é uma organização membro de 50 aceleradores que compartilham as melhores práticas e concorda em aderir a um conjunto de padrões básicos. 

 

Como a indústria tem apenas 10 anos de existência, pesquisas acadêmicas rigorosas sobre o espaço estão em sua fase inicial. 

 

No entanto, várias empresas que participaram prematuramente de aceleradores de negócios obtiveram grande sucesso. 

 

Por exemplo, o DropBox participou do programa da Y-Combinator em 2007, e supostamente arrecadou mais de US $ 1,1 bilhão, e a Twitch (anteriormente Justin.tv) também participou da classe de 2007 da Y-Combinator e foi adquirida pela Amazon em 2014 por US $ 970 milhões. 

 

Esses resultados impressionantes sugerem que os aceleradores de negócios podem ter algo a oferecer aos empreendedores. 

 

COMO FUNCIONAM OS ACELERADORES 

 

Os aceleradores fazem investimentos de capital em grupos de empresas de cada vez - geralmente chamados de classes ou programas. 

 

Como os fundos de capital de risco, os aceleradores ganham dinheiro com as taxas de administração que cobram dos investidores e ganham retornos sobre seus investimentos nas empresas. 

 

Os aceleradores obtêm seu dinheiro de volta quando uma empresa na qual investiram, obtém um evento de liquidez que retorna capital para seus investidores. 

 

Os tipos de eventos de liquidez possíveis incluem a venda de uma empresa para outra empresa, uma Oferta Pública Inicial, a venda de capital para outro fundo de risco ou uma compra conduzida pela gerência / funcionário. 

 

As empresas que são aceitas em um acelerador normalmente recebem um investimento de capital, e toda ou parte da equipe fundadora é frequentemente orientada a trabalhar em um espaço de coworking que pode ser de propriedade do acelerador durante a duração do programa. 

 

Os programas normalmente acontecem de 10 a 12 semanas e culminam em um evento em que os empreendedores fazem uma apresentação para pelo menos centenas de indivíduos - muitos dos quais são investidores ativos em empresas iniciantes. 

 

A maioria dos aceleradores de negócios fornece a maioria ou todas as seguintes 

 

Formação 

 

Muitos aceleradores incluem aulas e treinamentos personalizados pelo pessoal do acelerador ou pelos palestrantes convidados. 

 

Os tópicos abordados são normalmente mais adequados para empreendedores iniciantes que estão operando negócios em estágio inicial: por exemplo, como trabalhar com investidores. 

 

Conselho de inicialização 

 

A equipe do Acelerador e uma rede de mentores voluntários fornecem conselhos às equipes de gerenciamento das empresas do portfólio. 

 

Os consultores fornecem experiência em startup, experiência em gerenciamento e conhecimento do setor relevantes para os problemas enfrentados pela empresa real. 

 

Espaço de coworking 

 

Aceleradores que exigem que as startups operem em um local específico durante a aula normalmente fornecem espaço no escritório como parte do pacote de financiamento. 

 

Compartilhar o espaço torna mais fácil para o pessoal do acelerador dar aos empreendedores treinamento e aconselhamento, e imprimi-los com uma cultura comum. 

 

Financiamento 

 

Como fundos de capital de risco, os aceleradores fazem investimentos em suas empresas de portfólio. 

 

Eles também ajudam essas empresas a obter financiamento de outros investidores de risco, incluindo empresas de capital de risco. 

 

Redes 

 

Os aceleradores de negócios mais proeminentes utilizam as redes sociais de potenciais investidores, consultores, funcionários e especialistas do setor para ajudar as empresas do portfólio a adquirir recursos e clientes e, finalmente, crescer. 

 

Reputação 

 

Embora nenhuma pesquisa revisada por pares tenha sido feita ainda sobre este tópico, evidências sugerem que ser aceito em um acelerador de alto status beneficia as empresas iniciantes e suas equipes fundadoras. 

 

O efeito potencial de uma empresa ser aceita em um acelerador de baixo status não é claro e continua sendo uma área potencialmente importante de investigação. 

 

Monitoramento 

 

Como fundos de risco organizados, os aceleradores de negócios têm a responsabilidade fiduciária de supervisionar seus investimentos em nome de seus investidores. 

 

Os investidores em fundos de aceleração ou em empresas apoiadas por aceleradores podem se beneficiar de aceleradores que supervisionam seus investimentos. 

 

Aceleradores visam acelerar o crescimento de suas empresas de portfólio, combinando essas atividades em um programa organizado, mas intensivo. 

 

Há empresários que dizem que a participação em um acelerador é como estar em um acampamento militar. 

 

Como eles diferem dos investidores anjos. 

 

Angel capital tem sido uma fonte historicamente importante de financiamento para empresas em estágio inicial. 

 

Na forma mais básica, os investidores-anjo investem como indivíduos em empresas específicas. 

 

Alguns investidores anjos se organizam como grupos para reduzir custos e gerenciar o fluxo de negócios, e alguns investidores anjos fazem investimentos por meio de fundos de anjos organizados. 

 

Como os aceleradores de negócios fazem investimentos no estágio de sementes, eles podem ser classificados como um tipo de investidores anjos. 

 

Uma diferença fundamental: os investidores anjos normalmente fornecem capital, mas pouco em termos de serviços adicionais, enquanto os aceleradores de negócios fornecem serviços que, esperamos, aumentam o sucesso de suas empresas de portfólio. 

 

Isso significa que o acelerador é mais caro para ser executado. 

 

Como eles diferem das incubadoras de empresas. 

 

As incubadoras de empresas existem há décadas a mais do que os aceleradores de negócios e também trazem as jovens empresas juntas em um espaço de trabalho comum.

 

A diferença fundamental entre incubadoras de empresas e aceleradoras de negócios é que as incubadoras de empresas geralmente são operações imobiliárias apoiadas por inquilinos que pagam aluguéis pelo direito de ocupar espaço na instalação da incubadora. 

 

Isso significa que a principal prioridade do gerente da incubadora é garantir que o espaço tenha inquilinos pagantes suficientes. 

 

Como os aceleradores de negócios são fundos de capital de risco impulsionados por retornos de investimento, seu incentivo é tentar fazer com que as empresas de sua carteira cresçam o mais rápido possível para que possam obter uma saída favorável. 

 

As empresas da classe ativa de um acelerador normalmente não pagam aluguel, e o acelerador tem como objetivo ajudá-las a superar o espaço do acelerador e entrar em suas próprias instalações o mais rápido possível. 

 

Como os aceleradores de negócios fazem investimentos de capital em empresas iniciantes e são normalmente pagos apenas se a empresa for bem-sucedida, os incentivos dos aceleradores de negócios, na maioria dos casos, estão mais alinhados do que as incubadoras de empresas com os incentivos dos empreendedores. 

 

Como eles trazem incentivos de alta potência para apoiar empreendedores. 

 

Incentivos a funcionários altamente capacitados são esquemas de incentivo que proporcionam alto valor econômico aos funcionários que atendem aos objetivos e zero a baixo valor econômico aos funcionários que não apresentam bom desempenho. 

 

Pesquisas mostram que incentivos altamente potentes incentivam os funcionários a assumir projetos potencialmente de alto valor, onde o resultado é desconhecido. 

 

Estudos relatam que as empresas iniciantes são particularmente boas em incentivar a inovação, recompensando os funcionários que assumem projetos arriscados. 

 

Na maioria dos casos, os aceleradores de empresas privadas não dão retorno para gerentes e investidores se suas empresas de portfólio não se saem bem: por exemplo, se os eventos de liquidez não geram capital suficiente para reembolsar os investidores e fornecer aos administradores remuneração suficiente. 

 

Mas fazer parte de um acelerador também pode render muito se o evento de liquidez gerar um retorno considerável. 

 

Portanto, pode-se argumentar que os aceleradores de negócios fornecem incentivos de alta potência para que gerentes e investidores ajudem os empreendedores a criar valor econômico. 

 

Isso pode explicar a forte semelhança entre serviços (consultoria, capital, treinamento, rede) fornecida pelas principais empresas de capital de risco no Brasil e em diversos países e os principais aceleradores de negócios. 

 

Aceleradores sem fins lucrativos e financiados com fundos públicos podem não ter incentivos de alta potência. 

 

Assim, embora possam parecer aceleradores privados em termos de insumos, eles podem, em última análise, não produzir os mesmos benefícios. 

 

PRINCIPAIS PERGUNTAS ANTES DE VOCÊ PARTICIPAR DE UM ACELERADOR DE NEGÓCIOS 

 

Aceleradores são investidores ativos e envolvidos. 

 

Por isso, recomenda-se que as empresas realizem a mesma devida diligência em aceleradores do que em qualquer parceiro de negócios significativo. 

 

Aqui estão algumas fontes importantes de informação: 

 

Gestores de fundos e funcionários do acelerador de negócios. 

 

Ex- gerentes de fundos e ex-funcionários do acelerador de negócios. 

 

CEOs de empresas atuais e antigas do portfólio, incluindo empresas que não estão mais em operação. 

 

Bancos de dados públicos que rastreiam startups e aceleradoras de negócios. 

 

Advogados iniciantes que representaram empresas que foram financiadas pelo acelerador. 

 

Abaixo, algumas perguntas que valem a pena fazer quando você considera trabalhar com aceleradores específicos. 

 

Eles incluem não apenas questões sobre o acelerador em si, mas também algumas diligências internas para ver se faz sentido trabalhar com um acelerador.

 

Perguntas sobre você e sua empresa: 

 

Meus objetivos para a empresa são compatíveis com os objetivos dos aceleradores de negócios? 

 

Os aceleradores de negócios estão se tornando uma parte importante do modelo de empreendedorismo focado no capital de risco. 

 

Isso significa que a maioria dos aceleradores de negócios está buscando financiar empreendimento em potencial, que são empresas que crescerão rapidamente ou, ao contrário, irão falir em um curto período de tempo. 

 

Se você e sua equipe estão empenhados em construir uma empresa de alto crescimento, e se sua empresa está buscando um mercado potencialmente grande, suas metas provavelmente serão consistentes com a participação em um acelerador de negócios. 

 

Eu sou minha empresa no estágio apropriado de desenvolvimento? 

 

Os aceleradores de negócios geralmente são os mais apropriados para empresas de estágio de sementes com alguma receita, mas com pouco ou nenhum capital externo. 

 

Empresas mais avançadas participam de aceleradores de negócios, mas geralmente exigem que os investidores iniciais apoiem o acelerador de negócios na compra de ações a preços mais baixos do que os pagos pelos investidores existentes. 

 

Os investidores apóiam essa opção em alguns casos, se acreditarem que a participação em um acelerador de negócios acabará aumentando o valor de sua participação no negócio. 

 

Minha equipe de gerenciamento está preparada para trabalhar em um espaço de coworking? 

 

Muitos, mas não todos, aceleradores de negócios exigem que a equipe de gerenciamento se comprometa a trabalhar pelo menos parte da semana fora do espaço de coworking do acelerador. 

 

Isso aumenta a chance de que seu gerenciamento tire o máximo proveito do que o acelerador tem a oferecer, mas nem toda empresa pode fazer isso. 

 

Minha equipe de gerenciamento adota uma cultura de aprendizado? 

 

Muitos aceleradores tentam aumentar as taxas de crescimento das empresas em seu portfólio, incentivando as empresas a aprender mais rapidamente. 

 

Isso é incrivelmente eficaz para as equipes de gerenciamento que estão dispostas a adotar essa abordagem, mas também destrutiva para aqueles que não podem.

 

Perguntas sobre o acelerador 

 

Como o acelerador funciona com métricas padrão de desempenho do setor? 

 

É provável que as métricas para avaliar a qualidade dos aceleradores de negócios se alterem à medida que a indústria evolui. 

 

Por volta de janeiro de 2014, métricas importantes incluem: 

 

Número de aplicativos para cada classe 

 

Esta é uma indicação do interesse geral no acelerador. 

 

Um acelerador com menos de 200 candidatos provavelmente não é competitivo. 

 

Número de empresas aceitas em cada classe 

 

Programas que aceitam mais empresas gastam menos tempo no desenvolvimento de cada um. 

 

Se um acelerador estiver adquirindo mais de 10 empresas por vez, provavelmente faz sentido mergulhar em questões sobre quanto acesso cada empreendedor tem com o pessoal do acelerador. 

 

Taxa de aceitação (número de empresas aceitas / número de candidatos) 

 

As taxas de aceitação para programas estabelecidos são tipicamente inferiores a 5%. 

 

Quantidade média, total, mínima e máxima de recursos arrecadados para cada empresa após a conclusão do programa acelerador de negócios. 

 

Métricas relevantes aqui provavelmente são cíclicas e, portanto, devem ser comparadas com dados do setor no momento da aplicação. 

 

Número de aulas concluídas 

 

As barreiras à entrada no negócio de aceleradores de negócios são baixas, mas o sucesso é difícil de alcançar. 

 

Os programas que passaram no teste do tempo ao concluir vários programas passaram um marco significativo. 

 

As pessoas envolvidas no acelerador são as pessoas que você deseja ter como co-proprietários no seu negócio daqui para frente? 

 

O acelerador de negócios deve ser pensado como um parceiro de longo prazo em seus negócios. 

 

Como proprietários significativos do seu negócio, eles têm a oportunidade de melhorar ou impedir seu desenvolvimento. 

 

Quão transparente é o acelerador? 

 

Vários aceleradores iniciais têm sido incrivelmente abertos no compartilhamento de documentos operacionais, termos de negociação e até mesmo dados de desempenho. 

 

Veja, por exemplo, dados que são fornecidos por empresas do ramo em suas operações. 

 

A abordagem transparente permeou a indústria e ajudou a alimentar uma cultura “favorável ao empreendedorismo”. 

 

Qual é a reputação do acelerador e das outras empresas do portfólio? 

 

São essas empresas com as quais você deseja se afiliar? 

 

Para melhor ou pior, a reputação é importante nos negócios. 

 

A reputação de um acelerador de negócios pode beneficiar ou potencialmente prejudicar as empresas em seu portfólio. 

 

Quão extensa e eficaz é a rede ligada ao acelerador de negócios? 

 

Um grande benefício de participar de um acelerador de negócios é que as empresas do portfólio têm acesso à sua rede de investidores, clientes e consultores. 

 

Por isso, é importante examinar a qualidade da rede e sua trajetória. 

 

Acesso à equipe de gerenciamento do acelerador 

 

Se você gosta dos indivíduos que estão gerenciando o acelerador, é importante ter certeza de que você terá acesso a eles assim que for aceito no programa. 

 

O acelerador oferece termos competitivos e a estrutura de seu investimento provavelmente facilitará ou impedirá o financiamento subseqüente? 

 

Como os aceleradores de negócios tendem a financiar empresas que são mais comparáveis com base no estágio e no setor industrial, termos e preços padronizados se desenvolveram. 

 

Combinado com a norma da indústria de transparência, este é um desenvolvimento favorável para os empresários que tentam financiar negócios em estágio inicial. 

 

No entanto, alguns acordos ruins oferecidos pelos aceleradores provavelmente não devem ser aceitos pelas empresas iniciantes. 

 

Enquanto os empreendedores geralmente se concentram na avaliação e na quantidade de dinheiro que é fornecida, eles também devem se certificar de que os termos do acordo não limitam a capacidade da empresa de obter financiamento futuro. 

 

Os termos de negócios agressivos ainda são um grande problema no financiamento em estágio inicial, portanto, pode ser sensato que as empresas contratem um advogado experiente em startups para orientá-las nas negociações com os aceleradores. 

 

RESUMO 

 

Como os aceleradores de negócios podem fornecer financiamento e conhecimento para empreendedores em estágio inicial, eles são uma adição bem-vinda ao ecossistema empreendedor global. 

 

No entanto, como em todas as transações de negócios, é importante fazer uma inspeção cuidadosa antes de aceitar um investimento de um acelerador de negócios. 

 

Valeu? Então fica aqui a dica da Ethos Escritório Virtual e Coworking. 

 

Para frente e avante, sempre!

 

Somos empresa associada: Associação Nacional de Coworking e Escritórios Virtuais

Por que você precisa de um local de caixa de correio virtual para o seu empreendimento?

Seja para ganhar renda adicional, explorar novas áreas de carreira, expandir as habilidades ou simplesmente o desejo de ser seu próprio patrão, começar uma jornada empreendedora é mais acessível e popular do que nunca.

Leia Mais

Como realizar uma reunião quando você é um trabalhador virtual?

Para funcionários remotos, há muitas vantagens em poder trabalhar em um ambiente independente, como maior produtividade, maior engajamento no trabalho e menos custos indiretos.

Leia Mais